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As Bases da Empregabilidade

As Bases da Empregabilidade


Veja aqui quais são as Bases da Empregabilidade. Conquistar e se manter no território profissional exige conhecimentos que vão além da parte técnica.

 

As bases da empregabilidade estão relacionadas com as competências que as empresas requerem de seus colaboradores para estarem alinhados com a Gestão de Pessoas, não basta ter o conhecimento técnico, você precisa ter comportamentos adequados e uma estratégia para crescimento profissional:

 

1. Agregar valor e contribuir para a empresa:

Agora a pergunta não é o que a empresa pode fazer por você, mas sim o que você pode fazer pela empresa que seja significante para o seu sucesso e crescimento do negócio. 

Você tem que contribuir para a empresa com o seu trabalho de maneira notável, e que tenha impacto no sucesso empresarial. O seu desempenho profissional será medido por isso, você tem que contribuir ativamente com os resultados da empresa.

E essa sua contribuição pessoal irá determinar o seu sucesso na empresa. É preciso agregar valor ao negócio e ao cliente. As pessoas que não o souberem fazer ou não o conseguirem, certamente ficarão de lado na corrida para o sucesso.

Tenha isso em mente, você é um colaborador, e seu trabalho deve ser acrescentar valor e somar com o seu sucesso.

 

2Ser responsável:

Ser responsável, assumir compromissos com a empresa e responder por eles.

O bom colaborador não é mais aquele que cumpre ordens e faz a sua rotina exatamente da maneira como aprendeu na época em que ingressou na empresa, ele deve ir além e ser proativo.

O bom colaborador não é o que localiza e aponta o problema, mas aquele que apresenta a solução. Não é mais o que executa perfeitamente a rotina, mas o que satisfaz a necessidade do cliente e entrega um bom trabalho.

 

3Ser leal:

Isto significa não somente vestir a camisa da empresa, mas aportar valor ao negócio, trazer contribuições efetivas para a empresa e torná-la mais criativa e valiosa a cada momento que passa.

Lealdade não é sinônimo de obediência cega, mas é saber dizer um não inequívoco nos casos em que um sim implicaria comprometer uma parcela grande demais de tempo e de recursos em algo que não traria proveito a ninguém. Lealdade é confiabilidade.

A empresa precisa confiar em você para continuar a mantê-lo ativamente em seus quadros.

 

4Ter iniciativa pessoal e senso de empreendedor:

Isto significa estar orientado para a ação, para fazer as coisas acontecerem, e se possível de acordo com as expectativas da empresa e com os requisitos do cliente. Trocar o comportamento passivo e rotineiro pelo desempenho ativo e empreendedor. Botar a mão na massa.

Assumir riscos. Apresentar soluções e não apenas os problemas. Estar sempre no lugar onde acontecem as coisas.

De que maneira?

Um jornalista perguntou a um famoso jogador de futebol qual era o segredo do seu sucesso.

A resposta foi simplória e eficaz: estar sempre onde a bola vai chegar.

Antever o campo em toda a sua amplitude e estar exatamente no local dos acontecimentos no tempo certo para fazer as coisas acontecerem.

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Como Melhorar a Empregabilidade

Em seu livro, Job Shift, William Bridges cunhou uma expressão bem ajustada para expressar como as empresas estão transferindo para o indivíduo a posse da sua carreira: o executivo deve rebatizar-se de Você & Cia.

Antigamente quem administrava a carreira dos colaboradores eram as empresas, em função de suas necessidades, programas, conveniências e gestão de pessoas. A descentralização também chegou. Agora, a batata quente ficou na mão de cada colaborador.

Como em qualquer negócio, cada pessoa tem um produto/serviço a colocar no mercado, ou seja, o seu talento pessoal. O mercado são seus empregadores. Para manter o produto atualizado, é necessário um departamento de pesquisa e desenvolvimento (leia-se treinamento, atualização, informação e novos conhecimentos e habilidades).

Como em qualquer empresa, Você & Cia, precisa de um marketing estratégico para vender o seu produto.

Portanto, faça o seu papel de fornecedor de trabalho neste mundo de poucos empregos. Isto exige, novas habilidades e novas competências. Uma delas é desenvolver uma boa rede de relacionamentos. De nada vale uma brilhante qualificação profissional se ela fica escondida e ignorada pelo mercado.


Os princípios básicos que devem ser desenvolvidos pela EmprEUsa e pela Você & Cia na trajetória para a empregabilidade são:

 

Avalie e diversifique suas atividades:

Faça continuamente uma avaliação e adequação de suas atividades para estar conforme o esperado pela Gestão de pessoas. Procure manter alguma outra atividade rentável fora do seu trabalho.

Pense como um acionista ou investidor típico à procura de investimentos: nunca invista totalmente o seu patrimônio em um único negócio. Não se concentre em uma só fonte de renda e nem faça de sua vida um único e isolado investimento.

Abra seus horizontes e diversifique sua atividade, sem abrir um leque muito amplo e difícil de coordenar e administrar. Lembre-se que todo bom investimento deve obedecer a critérios de rentabilidade e de liquidez.

Retorno garantido e conversão rápida em moeda tangível. A diversificação pode ser um investimento ou até mesmo um segundo emprego, seja formal ou informal.

 

Melhore e amplie sua capacidade de comunicação:

Procure melhorar sua maneira de comunicar-se com os outros e, se possível, dominar um outro idioma. Trata-se mais de um pré-requisito indispensável para entrar no jogo da aldeia global.

O domínio de outra língua, como o inglês, alemão ou espanhol, não garante absolutamente a vitória na disputa de uma vaga, mas certamente elimina um candidato do páreo. Pode até não ajudar, mas atrapalha bastante se o candidato não tiver um segundo idioma bem desenvolvido.

Em uma economia globalizada, uma segunda língua constitui um imprescindível instrumento de trabalho.

Lembre-se que a língua portuguesa representa um mercado bastante restrito. A dificuldade no relacionamento provocada pelo desconhecimento de uma língua estrangeira pode tirar a empresa do negócio e bloquear incríveis oportunidades pela frente.

 

Recicle-se constantemente:

Capriche em uma constante e contínua atualização profissional. A qualificação e a atualização devem ser uma preocupação permanente do executivo que pretenda conquistar e manter elevada a sua empregabilidade.

Saiba tirar proveitos das modernas tecnologias, principalmente do computador e da tecnologia da informação.

Assista a seminários, volte de vez em quando aos bancos acadêmicos, procure reciclar-se a todo momento. A leitura constante de livros e de revistas especializadas e, sobretudo, a interpretação cuidadosa dos textos é essencial. O culto à educação e à informação.

A informação está disponível para todos e no mesmo momento. O mundo é daqueles que sabem enxergar onde os outros nada vêm, por que não estão preocupados em ver coisa alguma.

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