Como funciona uma Administradora de Condomínios

Veja aqui como funciona uma Administradora de Condomínios.

A Administradora de Condomínios é a empresa que auxilia o Síndico na Administração do Condomínio.

O seu principal papel é dar suporte ao Síndico e auxiliá-lo de uma forma geral, orientando-o sobre a contabilidade, plano de contas, previsão orçamentária, receitas e despesas, controle, emissão e cobranças, organização e realização de assembleias, conhecimento sobre a convenção do condomínios, código civil, aspectos legais no geral (orientações jurídica), etc.

Com o suporte da Administradora de Condomínios, o Síndico não precisa que o Condomínio contrate funcionários para auxiliar nas rotinas administrativas. Com a Administração do Síndico e o suporte da empresa de Administração de Condomínios todo o trabalho é feito de maneira organizada, certa e com o custo reduzido (pois o Condomínio não precisa contratar mais funcionários para executar esse trabalho).

O Síndico é quem deve tomar as decisões relativas ao Condomínio, a Administradora dá o suporte e, quando for o caso, alertar quanto às necessidades e possíveis providências/consequências.

Nessa relação, existe um contrato de prestação de serviços entre as partes – O Condomínio (na figura do seu representante legal – o Síndico) e a empresa Administradora de Condomínios que será a responsável por auxiliar o Síndicos nas suas rotinas na Administração condominial.

 

 “O síndico pode transferir a outrem, total ou parcialmente, os poderes de representação ou as funções administrativas, mediante aprovação da Assembléia, salvo disposição em contrário da convenção”. Artigo 1348, § 2º do Novo Código Civil.

 

Veja algumas das atribuições da empresa Administradora de Condomínios:

 

Contabilidade do Condomínios e auxílio à Administração Financeira

Coleta de informações e Elaboração da Previsão Orçamentária (anual).

Elaboração de rateio das despesas.

Controle e emissão dos boletos referentes as obrigações dos Condôminos/Moradores (conferências de pagamentos junto ao banco).

Cobrança administrativa de devedores (extra judicial e judicial).

Emissão de “Nada Consta” – Declaração Negativa de Débitos Condominiais.

Gestão  das obrigações tributárias: PIS, COFINS, CSLL, ISS, INSS e IRF.

Prestação de contas mensais, elaboração de demonstrativos, balancete mensal (Impressos e via Internet).

 

Administração e rotinas administrativas

Confecção e gerenciamento de documentos (informativos, editais, atas) com disponibilização via internet.

Entrega e recebimento de documentos via malote (motoboys).

Assessoria em Assembleias e Reuniões.

Entendimento e esclarecimentos sobre a Convenção e Regimento Interno.

Controle dos mandatos  – Síndico e Conselheiros.

Atualização de informações referentes ao CNPJ.

Controle do cadastro de proprietários e moradores.

Controle do uso, agenda, emissão e cobrança de taxas de áreas (Salão de festas, Churrasqueira, Espaço Gourmet, etc).

Atendimento (pessoal/telefone e internet) de condôminos para esclarecimentos e fornecimento de informações – boletos, acordos, negociação de dívidas, emissão de certidão negativa de débitos, atualização cadastral, etc.

 

Rotinas de Departamento Pessoal / RH / Recursos Humanos (funcionários contratados direto pelo condomínio)

Procedimentos de Admissão e Registro.

Carteira de Trabalho e Ficha de registro.

PIS – cadastramento de novos funcionários e elaboração das guias e recolhimento.

Contrato de experiência.

Controle de ponto e horas extras.

Vale alimentação/refeição e transporte.

Elaboração da folha de pagamento.

Emissão do contra-cheque.

Atestado de Afastamento do Trabalho.

CAT – Comunicação de Acidente do Trabalho.

Formalização de advertências disciplinares.

CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

Elaboração e recolhimento das guias de FGTS – GFIP e SEFIP, INSS (GPS)

 CND – Certidão Negativa de Débitos – INSS.

Retenção e recolhimento de contribuições sindicais – patronal e dos empregados.

E todas as demais rotinas e obrigações do Departamento Pessoal.

 

Assessoria Jurídica

Consultoria em assuntos jurídicos em geral relacionados a vida em condomínio, tributária, fiscal e trabalhista.

Confecção e emissão de notificações extra-judiciais e judiciais.

Análise e assessoria na assinatura de contratos em geral, tais como os de prestação de serviços, manutenção de elevadores, manutenção predial, terceirização, etc.

Acompanhamento e relatórios de cobrança judicial.

Acompanhamento das ações em geral.

 

Se você quer saber mais sobre como funciona uma Administradora de Condomínios ou quer contratar uma empresa, entre em contato conosco através do formulário a seguir:

 

 

 

 

Como funciona uma Administradora de Condomínios

 

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