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Como funciona uma assessoria para administração de Condomínios

Veja aqui como funciona uma assessoria de Condomínios.

A Assessoria na administração de Condomínios é a empresa que auxilia o Síndico na Administração do Condomínio.

O seu principal papel é dar suporte ao Síndico e auxiliá-lo de uma forma geral, orientando-o sobre a contabilidade, plano de contas, previsão orçamentária, receitas e despesas, controle, emissão e cobranças, organização e realização de assembleias, conhecimento sobre a convenção do condomínios, código civil, aspectos legais no geral (orientações jurídica), etc.

Com o suporte da Assessoria de Condomínios, o Síndico não precisa que o Condomínio contrate funcionários para auxiliar nas rotinas administrativas. Com a Administração do Síndico e o suporte da empresa de Administração de Condomínios todo o trabalho é feito de maneira organizada, certa e com o custo reduzido (pois o Condomínio não precisa contratar mais funcionários para executar esse trabalho).

O Síndico é quem deve tomar as decisões relativas ao Condomínio, a Assessoria dá o suporte e, quando for o caso, alertar quanto às necessidades e possíveis providências/consequências.

Nessa relação, existe um contrato de prestação de serviços entre as partes – O Condomínio (na figura do seu representante legal – o Síndico) e a empresa Assessoria de Condomínios que será a responsável por auxiliar o Síndicos nas suas rotinas na Administração condominial.

 

 “O síndico pode transferir a outrem, total ou parcialmente, os poderes de representação ou as funções administrativas, mediante aprovação da Assembleia, salvo disposição em contrário da convenção”. Artigo 1348, § 2º do Novo Código Civil.

 

Veja algumas das atribuições da empresa assessoria na administração de Condomínios:

 

Contabilidade do Condomínios e auxílio à Administração Financeira

Coleta de informações e Elaboração da Previsão Orçamentária (anual).

Elaboração de rateio das despesas.

Controle e emissão dos boletos referentes as obrigações dos Condôminos/Moradores (conferências de pagamentos junto ao banco).

Cobrança administrativa de devedores (extra judicial e judicial).

Emissão de “Nada Consta” – Declaração Negativa de Débitos Condominiais.

Gestão  das obrigações tributárias: PIS, COFINS, CSLL, ISS, INSS e IRF.

Prestação de contas mensais, elaboração de demonstrativos, balancete mensal (Impressos e via Internet).

 

Administração e rotinas administrativas

Confecção e gerenciamento de documentos (informativos, editais, atas) com disponibilização via internet.

Entrega e recebimento de documentos via malote (motoboys).

Assessoria em Assembleias e Reuniões.

Entendimento e esclarecimentos sobre a Convenção e Regimento Interno.

Controle dos mandatos  – Síndico e Conselheiros.

Atualização de informações referentes ao CNPJ.

Controle do cadastro de proprietários e moradores.

Controle do uso, agenda, emissão e cobrança de taxas de áreas (Salão de festas, Churrasqueira, Espaço Gourmet, etc).

Atendimento (pessoal/telefone e internet) de condôminos para esclarecimentos e fornecimento de informações – boletos, acordos, negociação de dívidas, emissão de certidão negativa de débitos, atualização cadastral, etc.

 

Rotinas de Departamento Pessoal / RH / Recursos Humanos (funcionários contratados direto pelo condomínio)

Procedimentos de Admissão e Registro.

Carteira de Trabalho e Ficha de registro.

PIS – cadastramento de novos funcionários e elaboração das guias e recolhimento.

Contrato de experiência.

Controle de ponto e horas extras.

Vale alimentação/refeição e transporte.

Elaboração da folha de pagamento.

Emissão do contra-cheque.

Atestado de Afastamento do Trabalho.

CAT – Comunicação de Acidente do Trabalho.

Formalização de advertências disciplinares.

CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

Elaboração e recolhimento das guias de FGTS – GFIP e SEFIP, INSS (GPS)

 CND – Certidão Negativa de Débitos – INSS.

Retenção e recolhimento de contribuições sindicais – patronal e dos empregados.

E todas as demais rotinas e obrigações do Departamento Pessoal.

 

Assessoria Jurídica

Consultoria em assuntos jurídicos em geral relacionados a vida em condomínio, tributária, fiscal e trabalhista.

Confecção e emissão de notificações extra-judiciais e judiciais.

Análise e assessoria na assinatura de contratos em geral, tais como os de prestação de serviços, manutenção de elevadores, manutenção predial, terceirização, etc.

Acompanhamento e relatórios de cobrança judicial.

Acompanhamento das ações em geral.

 

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Como funciona uma Assessoria de Condomínios

 

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