fbpx

Empregabilidade. O que é.

Empregabilidade. O que é.

A empregabilidade significa o conjunto de competências e habilidades necessário para uma pessoa manter-se colocada em uma empresa. Significa a capacidade de conquistar e de manter um emprego de maneira sempre firme e valiosa.

Na maioria das vezes você consegue um emprego devido ao seu currículo, mas para permanecer empregado você precisar ir além do que está nele, além do seu conhecimento técnico, é preciso ter os comportamentos adequados e a estratégia correta, e a empregabilidade vai te ajudar muito nisso.

Quem não se ajusta a esse perfil está fadado a perder o emprego para outro candidato mais adequado às novas demandas e expectativas do mercado.

As empresas abandonaram a postura paternalista de garantia de emprego eterno que predominou durante décadas a fio. Antes, a carreira exigia dedicação, lealdade e garra para galgar os patamares da hierarquia da empresa.

A empresa oferecia um emprego vitalício até a aposentadoria e cuidava da carreira do empregado como se ele fosse seu dependente. Com a nova visão do mercado e do trabalho, houve uma profunda mudança no contrato de trabalho e, em consequência, a quebra do vínculo trabalhista, desestabilizando a relação entre empresa e empregado. Agora, a peteca está nas mãos de cada funcionário.

Hoje a competitividade está exigindo de cada pessoa um incessante investimento em sua carreira e em sua preparação e qualificação profissional.

As Bases da Empregabilidade

Veja como essas bases podem te ajudar a ter sucesso na sua vida profissional.

As bases da empregabilidade repousam sobre competências que as empresas requerem de seus
executivos em diferentes graus, como:

1. Agregar valor e contribuir para a empresa:

O primeiro dos malabarismos: é não mais perguntar o que a empresa pode fazer por você, mas sim o que você pode fazer por ela e que seja relevante para o seu negócio e para o seu sucesso.

A sua contribuição pessoal à empresa deve ser valiosa e relevante . E diretamente relacionada com o sucesso empresarial. O seu desempenho profissional será medido por isso. É dando que se recebe, mas é, sobretudo dando aquilo que é relevante e básico para a empresa.

É essa sua contribuição pessoal que irá determinar o seu sucesso na empresa. É preciso agregar valor ao negócio e ao cliente. As pessoas que não o souberem fazer ou não o conseguirem certamente ficarão de lado na corrida para o sucesso.

2. Ser responsável:

O segundo dos malabarismos: é ser responsável, assumir compromissos com a empresa e responder por eles, mesmo não tendo suficientes recursos pessoais para poder chegar lá.

O bom funcionário não é mais aquele que cumpre ordens e faz a sua rotina quotidiana exatamente da maneira como aprendeu na época em que ingressou na empresa. Hoje, o bom funcionário não é o que localiza e aponta o problema, mas aquele que traz a solução. Não é mais o que executa perfeitamente a rotina burocrática, mas o que satisfaz a necessidade do cliente.

3. Ser leal:

O terceiro malabarismo é ser leal à empresa. Isto significa não somente vestir a camisa da empresa, mas aportar valor ao negócio, trazer contribuições efetivas para a empresa e torná-la mais criativa e valiosa a cada momento que passa.

Lealdade não é sinônimo de obediência cega, mas é saber dizer um não inequívoco nos casos em que um sim implicaria comprometer uma parcela grande demais de tempo e de recursos em algo que não traria proveito a ninguém.

Lealdade é confiabilidade. A empresa precisa confiar em você para continuar a mantê-lo
ativamente em seus quadros.

4. Ter iniciativa pessoal e senso de empreendedor:

Isto significa estar orientado para a ação, para fazer as coisas acontecerem, e se possível de acordo com as expectativas da empresa e com os requisitos do cliente. Trocar o comportamento passivo e rotineiro pelo desempenho ativo e empreendedor. Botar a mão na massa. Assumir riscos.

Apresentar soluções e não apenas os problemas. Estar sempre no lugar onde acontecem as coisas. De que maneira? Um jornalista perguntou a um famoso jogador de futebol qual era o segredo do seu sucesso.

A resposta foi simplória e eficaz: estar sempre onde a bola vai chegar.
Antever o campo em toda a sua amplitude e estar exatamente no local dos acontecimentos no tempo certo para fazer as coisas acontecerem.

Como Melhorar a Empregabilidade

Para você que quer ter sucesso profissional, evoluir na sua função e ganhar mais dinheiro e reconhecimento, é preciso melhorar a sua empregabilidade.

Avalie e diversifique suas atividades:

Faça continuamente uma avaliação e adequação de suas atividades. Procure manter alguma outra atividade rentável fora do seu trabalho. Pense como um acionista ou investidor típico à procura de investimentos: nunca invista totalmente o seu patrimônio em um único negócio. Não se concentre em uma só fonte de renda e nem faça de sua vida um único e isolado investimento.

Abra seus horizontes e diversifique sua atividade, sem abrir um leque muito amplo e difícil de coordenar e administrar. Lembre-se que todo bom investimento deve obedecer a critérios de rentabilidade e de liquidez. Retorno garantido e conversão rápida em moeda tangível. A diversificação pode ser um investimento ou até mesmo um segundo emprego, seja formal ou informal.

Melhore e amplie sua capacidade de comunicação:

Procure melhorar sua maneira de comunicar-se com os outros e, se possível, dominar um outro idioma. Trata-se mais de um pré-requisito indispensável para entrar no jogo da aldeia global. O domínio de outra língua, como o inglês, alemão ou espanhol, não garante absolutamente a vitória na disputa de uma vaga, mas certamente elimina um candidato do páreo. Pode até não ajudar, mas atrapalha bastante se o candidato não tiver um segundo idioma bem desenvolvido. Em uma economia globalizada, uma segunda língua constitui um imprescindível instrumento de trabalho.

Lembre-se que a língua portuguesa representa um mercado bastante restrito. A dificuldade no relacionamento provocada pelo desconhecimento de uma língua estrangeira pode tirar a empresa do negócio e bloquear incríveis oportunidades pela frente.

Recicle-se constantemente:

Capriche em uma constante e contínua atualização profissional. A qualificação e a atualização devem ser uma preocupação permanente do executivo que pretenda conquistar e manter elevada a sua empregabilidade. Saiba tirar proveitos das modernas tecnologias, principalmente do computador e da tecnologia da informação.

Assista a seminários, volte de vez em quando aos bancos acadêmicos, procure reciclar-se a todo momento. A leitura constante de livros e de revistas especializadas e, sobretudo, a interpretação cuidadosa dos textos é essencial. O culto à educação e à informação.

A informação está disponível para todos e no mesmo momento. O mundo é daqueles que sabem enxergar onde os outros nada vêm, por que não estão preocupados em ver coisa alguma.

Com o CURSO DE EMPREGABILIDADE você pode continuar aprendendo como ter sucesso profissional, aprenda a se destacar no mercado de trabalho e aumentar as suas chances de conseguir um emprego, aumento de salário ou promoção.

Talento era o nome dado ao peso e moeda corrente na antiguidade grega e romana. Denota alguém que sabe fazer bem uma certa atividade com habilidade, engenho e sucesso. O talento está intimamente relacionado com a empregabilidade.

A globalização da economia, os ventos da competitividade, o desenvolvimento tecnológico e os intensos programas de produtividade e de qualidade estão modificando o papel das pessoas nas empresas. E, em contrapartida, estão alterando profundamente o perfil profissional dos funcionários, trazendo consigo uma verdadeira seleção natural das espécies profissionais.

E como a natureza do emprego está mudando rapidamente, essa capacidade deve necessariamente incluir flexibilidade e inovação da pessoa para acompanhar essa mudança irresistível. O emprego está se tornando temporário, parcial, fugido e passageiro. Mais do que isso: multifuncional, flexível e mutável.

Além disso, a tecnologia vai queimando velhas ocupações e criando novos empregos. O importante agora não é mais somente conseguir um emprego, mas assegurar a empregabilidade: tornar-se e manter-se empregável ao longo do tempo apesar das mudanças na natureza do emprego.

Conseguir manter-se surfando na crista das ondas que aparecem e se alternam continuamente neste tempestuoso mar de mudanças. Estamos vivendo na era da empregabilidade.

Na verdade, o emprego está se tornando um artigo escasso nos tempos de hoje. A carteira assinada é um documento que está rareando na praça. As empresas estão fazendo um intenso regime de recursos e suas estruturas organizacionais estão emagrecendo dia a dia, reduzindo níveis e cortando pessoas.

A carreira tornou-se um bem muito precioso para ser relegado a terceiros. A direção da carreira foi devolvida a cada executivo ou funcionário. Quem tem de cuidar da carreira é cada um.

Click aqui agora para conhecer o CURSO online de EMPREGABILIDADE do Kdemy Cursos online.

 

Kdemy Cursos e Treinamentos

Kdemy Cursos Online

Todos os Direitos Reservados.

Contatos

Atendimento por WhatsApp e Telefone:

61 4103-2955

Email:

kdemycursos@gmail.com / kdemy@kdemy.com.br

Verificar Certificado

Seja um Professor

Entre em contato para saber como: kdemy@kdemy.com.br

Site Seguro