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MÉTODO DE APRENDIZAGEM NAS EMPRESAS

MÉTODO DE APRENDIZAGEM NAS EMPRESAS

O método de aprendizagem organizacional segundo Godoy é a aquisição, aplicação de conhecimento e experiência em ações de métodos.

Este método é importante por que ele visa a inovação e o constante desenvolvimento da organização, captando novas ferramentas que auxiliam na busca pelo resultado. A aprendizagem carrega extrema importância para as organizações, pois ela tem como principal responsabilidade misturar todos os conhecimentos dos colaboradores e com isso direcionar os objetivos assim alcançando todas as metas e resultados positivos.

O método de aprendizagem pode ser dificultado por uma série de ameaças como ideologias, estruturas rígidas, padrões de desempenhos, pressões por legitimação ou justificação e forças ambientais. Na organização o método de aprendizagem parte dos seguintes pressupostos: Adaptação, Compartilhamento de pressupostos, Desenvolvimento de conhecimento sobre relação ação –> resultado e Experiências em ações de métodos:

Adaptação

É a característica que define como será o método de aprendizagem do funcionário, ela pode ser tanto benéfica quanto maléfica. Ela ocorre tanto no nível individual quanto coletivo e pode ser impactada pelos níveis de estresses, como estresse de desempenho (não atingimento de metas) e estresse disjuntivo (conflito dentre subgrupos e indivíduos) e são padrões de comportamentos conflitantes que geram estes estresses.

Compartilhamento de pressupostos

Baseia-se na ideia de compartilhamento afirmando que as organizações aprendem a partir dos indivíduos e os indivíduos aprendem a partir das organizações, assimilando regras, rotinas, crenças e modelos mentais. Há conhecimentos que excedem o dos indivíduos e que estão construídos no tecido da organização.

Desenvolvimento de conhecimento sobre relação ação –> resultado.

Ela parte da visão de organização como sistema de ações propositais, grupo de indivíduos que se engajam em atividades coordenadas que transformam direta ou indiretamente em conjunto de inputs ou outputs e relacionam a efetividade desse sistema à qualidade da base de conhecimento disponível para a organização fazer escolhas estratégicas.

Experiências em ações de métodos:

Baseia-se na ideia de que a experiência se ensina e constitui a partir da consideração das curvas de aprendizagem e da premissa que a experiência adquirida pela repetição de um conjunto de atividades gera melhor conhecimento e antecipação do ambiente, possibilitando à organização lidar de estilo mais eficaz com este ambiente.

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