fbpx

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

Segundo os behavioristas, a aprendizagem é uma aquisição de comportamentos através de relações dentre ambiente e comportamento, ocorridas numa história de contingências, estabelecendo uma relação funcional dentre Ambiente e Comportamento.

Apresenta como principais características:

O indivíduo é visto como ativo em todo o método;

A aprendizagem é sinônimo de comportamento adquirido;

O reforço é um dos principais motores da aprendizagem;

A aprendizagem é vista como uma modelagem do comportamento;

Em algumas abordagens cognitivas, considera-se que o homem não pode ser considerado um ser passivo. Enfatiza a importância dos métodos mentais no método de aprendizagem, na forma como se percebe, seleciona, organiza e atribui significados aos objetos e acontecimentos.

É um método dinâmico, centrado nos métodos cognitivos, em que temos:

INDIVIDUO → INFORMAÇÃO → CODIFICAÇÃO → RECODIFICAÇÃO → PROCESSAMENTO → APRENDIZAGEM

De uma expectativa humanista existe uma valorização do potencial humano assumindo-o com a partida para a compreensão do método de aprendizagem. Considera que as pessoas podem controlar seu próprio destino, possuem liberdade para agir e que o comportamento delas é consequência da escolha humana. Os princípios que regem tal abordagem são a auto-direção e o valor da experiência no método de aprendizagem.

Preocuparam-se em tornar a aprendizagem significativa, valorizando a compreensão em detrimento da memorização tendo em conta, as características do sujeito, as suas experiências anteriores e as suas motivações:

O indivíduo é visto como responsável por decidir o que quer aprender; e

Aprendizagem é vista como algo espontâneo e misterioso.

Numa abordagem social, as pessoas aprendem observando outras pessoas no interior do contexto social. Nessa abordagem a aprendizagem é em função da interação da pessoa com outras pessoas, sendo irrelevante condições biológicas. O ser humano nasce como uma ‘tábula rasa’, sendo moldado pelo contato com a sociedade.

Características da aprendizagem

Em razão isso, Pozo (2002) prefere não criar uma significação formal de aprendizagem. Acreditar ser mais útil pensar em quais seria as melhores características para uma boa aprendizagem. Ele sugere três:

1 – a aprendizagem produz mudanças duradouras

2 – a aprendizagem deve ser transferível para outras situações

3 – a aprendizagem é consequência direta da prática realizada

O ser humano nasce potencialmente inclinado a aprender, necessitando de estímulos externos e internos (motivação, necessidade) para o aprendizado.

Há aprendizados que podem ser considerados natos, como o ato de aprender a falar, a andar, necessitando que ele passe pelo método de maturação física, psicológica e social. Na maioria dos casos a aprendizagem se dá no meio social e temporal em que o indivíduo convive; sua conduta muda, normalmente, por esses fatores, e por predisposições genéticas.

fonte: W ikipédia

Acesse: https://www.kdemy.com.br/

Conheça os nossos Cursos online, Matricule-se e aproveite nossas promoções.

CURTA nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades e promoções.

https://www.facebook.com/KdemyCursosOnline

Kdemy Cursos e Treinamentos

Kdemy Cursos Online

Todos os Direitos Reservados.

Contatos

Atendimento por WhatsApp e Telefone:

61 4103-2955

Email:

kdemycursos@gmail.com / kdemy@kdemy.com.br

Verificar Certificado

Seja um Professor

Entre em contato para saber como: kdemy@kdemy.com.br

Site Seguro