fbpx

O MÉTODO DE APRENDIZAGEM PÓS-PIAGETIANO

O MÉTODO DE APRENDIZAGEM

PÓS-PIAGETIANO

Paín (1989) descreve as modalidades de aprendizagem sintomática tomando por base o postulado piagetiano. Descreve como a assimilação e a acomodação atuam no estilo como o sujeito aprende e como isso pode ser sintomatizado, tendo assim características de um excesso ou escassez de um desses movimentos, afetando o resultado final. No enfoque de Piaget, o sujeito está em constante equilibração. Paín parte desse pressuposto e afirma que as dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas a uma hiper atuação de uma dessas formas, somada a uma hipo-atuação da outra gerando as modalidades de o método de aprendizagem pós-piagetiano aprendizagem sintomática a seguir:

Hiperassimilação

Sendo a assimilação o movimento do método de adaptação pelo qual os elementos do meio são alterados para serem incorporados pelo sujeito, numa aprendizagem sintomatizada pode ocorrer uma exacerbação desse movimento, de estilo que o aprendiz não se resigna ao aprender. Há o predomínio dos aspectos subjetivos sobre os objetivos. Estes sintomas vem acompanhada da hipoacomodação.

Hipoacomodação

A acomodação consiste em adaptar-se para que ocorra a internalização. Os sintomas da acomodação pode dar-se pela resistência em acomodar, ou seja, numa dificuldade de internalizar os objetos (Fernández, 1991 p. 110).

Hiperacomodação

Acomodar-se é abrir-se para a internalização, o exagero disto pode levar a uma pobreza de contato com a subjetividade, levando à submissão e à obediência acrítica. Esses sintomas está associada a hipoassimilação.

Hipoassimilação

Nestes sintomas ocorre uma assimilação pobre, o que resulta na pobreza no contato com o objeto, de estilo a não transformá-lo, não assimilá-lo de todo, apenas acomodá-lo.

A aprendizagem normal pressupõe que os movimentos de assimilação e acomodação estão em equilíbrio. O que caracteriza os sintomas no aprender é predomínio de um movimento sobre o outro. Quando há o predomínio da assimilação, as dificuldades de aprendizagem são da ordem da não resignação, o que leva o sujeito a interpretar os objetos de estilo subjetivo, não internalizando as características próprias do objeto. Quando a acomodação predomina, o sujeito não empresta sentido subjetivo aos objetos, antes, resigna-se sem criticidade.

O preceito educativo pode produzir sujeito muito se a reprodução dos padrões for mais valorizada que o desenvolvimento da autonomia e da criatividade. Um sujeito que apresente um dos sintomas na modalidade hiper-acomodativa | hipo-assimilativa pode não ser visto como tendo “problemas de aprendizagem”, pois consegue reproduzir os modelos com precisão.

Acesse: https://www.kdemy.com.br/
Conheça os nossos Cursos online, Matricule-se e aproveite nossas promoções:
Curso de Educação Especial
Curso de Coordenação Pedagógica
Curso de Cuidador de Idoso
Curso de Gestão de Conflitos
Curso de Empregabilidade
Curso de Motivação Profissional
Curso de Liderança e Gestão de Equipes
Curso de Educação Financeira

CURTA nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades e promoções.

https://www.facebook.com/KdemyCursosOnline

 

27/12/2019

Kdemy Cursos e Treinamentos

Kdemy Cursos Online

Todos os Direitos Reservados.

Contatos

Atendimento por WhatsApp e Telefone:

61 4103-2955

Email:

kdemycursos@gmail.com / kdemy@kdemy.com.br

Verificar Certificado

Seja um Professor

Entre em contato para saber como: kdemy@kdemy.com.br

Site Seguro