fbpx

A importância da memória no processo de ensino e aprendizagem

A importância da memória no processo de ensino e aprendizagem

Resultado de imagem para memory

Independente da escola de pensamento, sabe-se que desde o nascimento indivíduo, com a utilização do seu campo perceptual, vai aumentando o seu repertório e construindo conceitos, em função do meio que o cerca. A memória humana é um elemento base nas tarefas de compreensão verbal e escrita, no cálculo e raciocínio.

A importância da memória de trabalho para a aprendizagem é indispensável e poderá ser considerada responsável por algumas diferenças relevantes ao nível do desempenho nas tarefas escolares, profissionais, do dia a dia, na execução e performance de tarefas.

A memória é um conjunto de procedimentos que permite ao indivíduo manipular e compreender o mundo, tendo em conta o contexto e suas experiências pessoais. Estes procedimentos envolvem mecanismos de codificação, retenção e recuperação. Sabe-se que a memória humana possui limitações, isto é, o indivíduo é apenas capaz de memorizar um número limitado de informações.

A memória é uma das componentes que faz parte integrante dos processos cognitivos. A Psicologia Cognitiva trata do modo como as pessoas percebem, aprendem, recordam e pensam sobre a informação.

Todos os dias recebemos inúmeras informações, as quais são selecionadas (de forma consciente ou não), para posteriormente serem armazenadas ou eliminadas. É ao processo de armazenamento das informações que podem ser recuperadas no futuro que designamos de memória.

O termo memória é uma ampla denominação para o elevado número de processos que formam as pontes entre o passado e o presente.

Estes conceitos são realizados por mecanismos de memória onde as imagens dos sentidos são fixadas e relembradas por associação a cada experiência nova. Os efeitos da aprendizagem são retidos na memória, onde este método é reversível até um certo tempo, pois depende do estímulo ou necessidade de fixação, podendo depois ser sucedido por uma mudança neural duradoura.

 

Memória de curto prazo

A memória de curto prazo é reversível e temporária, por exemplo um impulso eletro-químico gerando um impulso sinapse, que pode manter vivo um traço da memória por um período de tempo limitado, isto é, depois de passado certo período, acredita-se que esta informação desvanece-se. A memória de curto prazo pouco importa para a aprendizagem.

A decisão final em relação a que informação é selecionada para processamento adicional, relaciona-se com a pertinência ou a relevância da informação para a presente tarefa. Podemos manter a informação na MCP somente enquanto direcionarmos atenção a ela.

A informação esta na memória de curta duração e permanece lá ate que a atenção julgue se essa é ou não uma informação relevante. Caso a informação seja considerada significativa, será arquivada na memória de longo prazo, podendo ser utilizada logo que necessária. Caso essa informação seja considerada irrelevante, a atenção será desfocada, automaticamente, perdida (esquecida da memória de curta duração).

Um exemplo de memória de curto prazo é a memória que utilizamos para recordar uma lista de nomes, nós a lemos, memorizamos e a dizemos, após isso logo a esquecemos.

 

Memória de longo prazo

A memória permanente, ou memória de longo prazo, depende de transformações na estrutura química ou física dos neurônios.

sistema de memória que retém informação e experiência, considerada como sendo vasta em capacidade e ilimitada em duração. Espaço de armazenagem para informações muito bem aprendidas.

Quando dizemos que uma pessoa realmente aprendeu alguma coisa, queremos dizer que essa pessoa, de alguma maneira processou a informação na MCP e a transferir para a MLP, ou seja, programar planos motores para ação na MCP e armazenar na MLP para uma execução posterior.

Aparentemente as mudanças sinápticas têm uma importância primordial nos estímulos que levam aos mecanismos de lembranças como imagens, odores, sons, que, avulsos parecem ter uma localização definida, parecendo ser de certa forma blocos desconexos, que ao serem ativados montam a lembrança do evento que é novamente sentida pelo indivíduo, como por exemplo, a lembrança da confecção de um bolo pela avó pela associação da lembrança de um determinado odor.

A aprendizagem de habilidades motoras é caracterizada pela modificação sistematizado comportamento, por efeito da prática ou experiência adquirida pelo individuo. A aprendizagem motora se dá, sob as diferentes necessidades do indivíduo, da memorização , do desejo de aprender e da sua memória , ou seja , da sua capacidade de armazenar informações adquiridas anteriormente , decorrente das atividades dos vários estágios de processamento de informações .

Este processamento de informações é composto pelos seguintes estágios : estagio perceptivo , que detecta e identifica o estímulo; estagio de decisão , seleciona a resposta ; estagio efetor , onde há a programação e a organização da resposta e é iniciada a ação.

Podemos utilizar como exemplo, a situação em que encontra-se o goleiro de futebol no instante da cobrança de um falta . Quando o jogador bate a falta , o goleiro percebe, através da visão,que a bola está em movimento e identifica a direção da bola . Então decide para que lado ele vai se locomover é só a partir daí que ele vai executar a resposta selecionada.

É a partir desses vários estágios que podemos identificar os três sistemas de memória e perceber como se dá a aprendizagem de novos movimentos.

Em todo o processo de aprendizagem motora é importante destacar a memória como um todo, seus sistemas, seu funcionamento como melhora-la etc…É sobre isso que procuraremos abordar com esse texto.

Conheça os nossos Cursos online, Matricule-se e aproveite nossas promoções:

Curso de Educação Especial

Curso de Coordenação Pedagógica

Curso de Cuidador de Idoso

Curso de Gestão de Conflitos

Curso de Empregabilidade

Curso de Motivação Profissional

Curso de Liderança e Gestão de Equipes

Curso de Educação Financeira

 

CURTA nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades e promoções, temos vários Cursos Grátis para professores.

https://www.facebook.com/KdemyCursosOnline

 

 

Kdemy Cursos e Treinamentos

Kdemy Cursos Online

Todos os Direitos Reservados.

Contatos

Atendimento por WhatsApp e Telefone:

61 4103-2955

Email:

kdemycursos@gmail.com / kdemy@kdemy.com.br

Verificar Certificado

Seja um Professor

Entre em contato para saber como: kdemy@kdemy.com.br

Site Seguro